sexta-feira, 20 de julho de 2012



A INIQUIDADE

“Ninguém entra em causa com a justiça, ninguém faz defesa com integridade. Apóiam- se em argumentos vazios e falam mentiras, concebem maldade e geram iniqüidade”. Isaias 59-4

A Bíblia menciona em várias passagens sobre iniqüidade, ela vem acompanhada da palavra pecado, mostrando distinção entre as duas, ou seja, uma coisa é o pecado e outra a iniqüidade. Analisando a palavra, vemos que os autores dos textos definiram iniqüidade de formas diferentes. Identifiquei três formas de definição que estarei expondo aqui para maior entendimento do que é a iniqüidade e o que ela causa em nossas vidas.
1.      INIQUIDADE É UMA MARCA.
Quando uma pessoa prática algum pecado ou maldade é gerado a iniqüidade, que é como uma marca, uma cicatriz não só na alma, mas no espírito do homem. Imagine que para cada pecado que você pratique uma tatuagem é feita em seu corpo espiritual mostrando o que você fez. Uma marca que não se apaga e fica em visível diante dos olhos de Deus e de todo mundo espiritual.  Quanto mais pecados, mais marcas, sem contar com a iniqüidade que é passada de geração para geração de seus antepassados. Veja o que a palavra diz sobre isso:

Jeremias 2:22
“mesmo que você se lave com soda e com muito sabão, a mancha de sua iniqüidade permanecerá diante de mim, diz o soberano Senhor”.

Jeremias 16:17
“Os meus olhos vêem todos os seus caminhos, eles não estão escondidos de mim, nem a sua iniqüidade está oculta aos meus olhos”.

Salmos 51:9
“Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades”.

Jo 10:6
“Pois investigas a minha iniqüidade e vasculhas o meu pecado”.

Tais iniqüidades só podem ser apagadas pelo sangue de Jesus, que nos limpa, nos lava, nos faz novo, porém o sangue de Jesus é tão precioso e poderoso que ele é derramado verdadeiramente sobre aqueles que realmente querem Jesus como o senhor da sua vida, sobre aqueles que ao invés de “aceitarem a Jesus” vão se entregar a Ele de todo coração.


2.      INIQUIDADE É UMA SUBSTÂNCIA

Imagine a iniqüidade como uma substância, uma lama, uma gosma preta e pegajosa. Imagine que cada pecado cometido é lançado sobre você essa substância e grudasse em seu “corpo espiritual” e a cada novo pecado cometido mais iniqüidade fosse lançada em você, até que você ficasse literalmente na lama.

Salmo 40:2
“Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro”.

Isaias 1:4
“Ai, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao SENHOR, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás.

Isaías 53:5 - 6 e 11
“Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele,
e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. 

Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.
(Isaías 53:11)

3.      INIQUIDADE SÃO MULTIDÕES DE PECADOS

Também há o sentido de multidões de pecados, por isso muitas vezes é mencionado na palavra sobre as iniqüidades de toda uma nação ou as iniqüidades dos antepassados de uma pessoa que acumulam para as gerações seguintes.

Deuteronômio 5:9
“Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam”.

Isaias 26:21
“Vejam! O Senhor está saindo da sua habitação para castigar os moradores da terra por suas iniqüidades. A terra mostrará o sangue derramado sobre ela; não mais encobrirá os seus mortos.




Isaías 64:7
“Não há ninguém que clame pelo teu nome, que se anime a apegar-se a ti, pois escondeste de nós o teu rosto e nos deixaste perecer por causa das nossas iniqüidades”.


Ezequiel 9:9
“Ele me respondeu: "A iniqüidade da nação de Israel e de Judá é enorme; a terra está cheia de sangue derramado e a cidade está cheia de injustiça. Eles dizem: ‘O Senhor abandonou o país; o Senhor não nos vê”. 
Jeremias 14:20
“Senhor, reconhecemos a nossa impiedade e a iniqüidade dos nossos pais; temos de fato pecado contra ti”.

Nós cremos que, levantar a mão em um culto e fazer a oração do pecador não salva ninguém, a conversão é um processo e no meio desse processo muitos se perderam, pois a pessoa que vem pra Cristo, deve estar disposta a arrepender-se de seus pecados, a crucificar suas paixões e desejos, a levar a sua cruz todos os dias, tem que está disposta a crer incondicionalmente, servir e a obedecer. Jesus disse que aos vencedores seriam dadas as recompensas do Reino incluindo a salvação, veja:

- Quem vencer herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
- Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. Apocalipse 2:7
- Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. Apocalipse 2:11
- Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Apocalipse 3:21
- E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, Apocalipse 2:26
- Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. Apocalipse 2:17
- O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Apocalipse 3:5
- A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. Apocalipse 3:12

O Reino é conquistado com esforço, com perseverança à medida que nós permanecermos firmes no senhor e nos seus propósitos. Veja:

- “mas aquele que perseverar até o fim será salvo”. Mateus 24:13
-“se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará;
-“Todos odiarão vocês por minha causa; mas aquele que perseverar até o fim será salvo”. Marcos 13:13

Por isso nada é tão fácil e simples, não podemos achar que as nossas iniqüidades e a dos nossos antepassados vão desaparecer imediatamente quando levantamos a mão e fazemos a oração do pecador, é um processo de libertação.  A iniqüidade precisa ser identificada, renunciada, retirada através de confissão de pecados, arrependimento e a declaração de que você não quer mais aquilo em sua vida. A partir daí o sangue de Jesus entra em ação.

Veja bem essa declaração:

“Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós”.
Isaías 53:6

Essa foi a visão que o profeta Isaias teve do Cristo na cruz, Jesus fez cair sobre ele mesmos toda lama de iniqüidade, todas as marcas e pecados de todas as gerações que viveram antes dele, e a geração que vivia quando ele foi crucificado. Mas pense bem sobre eu e você hoje, nós ainda nem havíamos nascido, nem nossos pais e avós, como Jesus havia levado sobre Ele as minhas iniqüidades e as suas, se nós não havíamos nem as cometido?
Logicamente que as gerações futuras continuaram a pecar e a gerar iniqüidade dentro de si.
Por isso querido irmão nossas iniqüidades e a de nossos antepassados nos atrapalham até hoje e é mais do que necessário que as lancemos fora, pois Jesus continua a lançar sobre si essas iniqüidades, só que hoje depende de nós lançar fora essa iniqüidade, pois não é automático, não bastar levantar a mão e fazer a oração do pecador  para ela sair, é necessária antes arrependimento, confissão e o sangue de Cristo para nos purificar de todo pecado e iniqüidade.  Veja:

Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: "O Senhor conhece quem lhe pertence" e "afaste-se da iniqüidade todo aquele que confessa o nome do Senhor".
2 Timóteo 2:19
Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra.
2 Timóteo 2:21

A iniqüidade é o ultimo ponto de ligação entre você e o diabo, é a legalidade que faltava ser retirada para que sua vida cristã rompa em fé e obras, em vitória. Sem a quebra e a renuncia da iniqüidade você pode acabar vivendo uma vida cristã em meio a pecados, vícios, e inconstâncias. E outro fator importante a iniqüidade, sua e dos seus antepassados geram enfermidades, muitas vezes conhecidas como doenças hereditárias. Você deve repreender a iniqüidade de seu organismo também, dos ossos, órgãos. Na maioria das vezes quando fazermos essa libertação de iniqüidade, é comum ser expelido de nosso corpo a iniqüidade por meio de vômitos, coriza, diarréia e algumas vezes é possível notar corpos estranhos saindo junto.   

Para concluir podemos dizer que a partir do momento em que fizemos essa renuncia da iniqüidade em cada um de nós do ministério sozo, podemos ver a diferença na nossa vida espiritual, que indiscutivelmente houve um crescimento, um romper na nossa vida cristã. Para maiores informações sobre esse assunto você pode estar adquirindo o livro da profeta Ana Mendez Ferrell – Iniquidade – Ed. Valente.

Ministério Sozo RJ.