O APOCALIPSE DE DANIEL – UM ALERTA PARA A IGREJA.


O APOCALIPSE DE DANIEL – UM ALERTA PARA A IGREJA.

1.       Introdução
2.       Os sonhos de Daniel
3.       O anticristo e os santos
4.       A perseguição
5.       As setentas semanas de Daniel
6.       Os reis do sul e os reis do norte
7.       O resgate da igreja
8.       A grande tribulação
9.       Conclusão

1. INTRODUÇÃO

BABILÔNIA 605 a.C.

Daniel e seus três amigos, Hananias, Misael e Asarias, eram apenas jovens quando foram levados cativos pelo rei Nabucodonosor para Babilônia. Durante o período de cativeiro Daniel e seus amigos serviram a quatro reis: Nabucodonosor, Belsazar (seu filho), Dário (o medo), Ciro (persa). Por causa de sua fidelidade com o Senhor, foram honrados na Babilônia e por conta dessa honra foram perseguidos, passaram pela fornalha ardente e pela cova de leões, mas o Senhor foi-lhes fiel salvando-os das mãos dos homens. O testemunho que deram e os sinais miraculosos realizados pelo nosso Deus fizeram que alguns desses reis escrevessem tais palavras:
“Aos homens de todas as nações, povos e línguas, que vivem no mundo inteiro: Paz e prosperidade! Tenho a satisfação de falar-lhes a respeito dos sinais e das maravilhas que o Altíssimo realizou em meu favor. Como grandes são os sinais, como são poderosas as suas maravilhas! O seu reino é um reino eterno, o seu domínio dura de geração em geração.” Nabucodonosor (Dn.4:1-3)
“O seu reino é um reino eterno, o seu domínio dura de geração em geração. Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão ou dizer-lhe: o que fizeste?”
Nabucodonosor (Dn.4: 34,35)
“Então o rei Dário escreveu aos homens de todas as nações, povos, línguas de toda a terra: Paz e prosperidade! Estou editando um decreto para que em todos os domínios do império os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel. Pois ele é um Deus vivo e permanece para sempre, o seu reino não será destruído, o seu domínio jamais acabará. Ele livra e salva, faz sinais e maravilhas nos céus e na terra...”
Dário (Dn 6: 25-27)

Nesse período de cativeiro, o Espírito profético pousou sobre Daniel, ao qual pode revelar sonhos e seus significados, interpretar escrita celestial e teve visões do futuro, mas especificamente do fim dos tempos. Embora em alguns casos Daniel relate ter tido um sonho, creio que a experiência dele foi bem parecida com as visões de João em apocalipse.

2. OS SONHOS DE DANIEL (Dn 7: 1- 28)

No primeiro ano do rei Belsazar, Daniel teve um sonho onde viu quatro animais que representam reinos que se levantariam sobre a terra. Mas o foco de Daniel estava no quarto animal diferente de todos os outros e que deixou Daniel estarrecido, pois era um reino violento e assustador. Esse reino ou governo nada mais é do que o reino e o governo do anticristo.
- Daniel também teve visões dos céus assim como João:
“Enquanto eu olhava, tronos foram colocados, e um ancião (o Pai) se assentou. Sua veste era branca como a neve, o cabelo branco como a lã. Seu trono era envolto em fogo, e as rodas do trono estavam em chamas. Diante dele, saía um rio de fogo. Milhares de milhares (anjos) o serviam milhões e milhões estavam diante dele. O tribunal iniciou o julgamento e os livros foram abertos.”
(Dn 7: 9-10)
- Essa cena é muito semelhante a que João viu descrita em (apocalipse 4: 3-4):
“Aquele que estava assentado era de aspecto semelhante a jaspe e sardônio. Um arco-íris, parecendo uma esmeralda circundava o trono, ao redor do qual estavam outros vinte e quatro tronos, e assentados neles havia vinte e quatro anciãos.”

- Daniel vê a Jesus glorificado após sua subida aos céus:
“Em minha visão à noite, vi alguém semelhante a um filho de homem, vindo com as nuvens dos céus. Ele se aproximou do ancião (o Pai) e foi conduzido à sua presença. Ele recebeu a autoridade, glória e o reino, todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoraram. Seu domínio é um domínio eterno que não acabará, e seu reino jamais será destruído.”
(Dn 7: 13-14)
3. O ANTICRISTO E OS SANTOS (A IGREJA)

Antes de tudo devemos saber que os “santos” descritos aqui nesse livro de Daniel, são os que, tem os seus nomes escritos no livro da vida, a verdadeira igreja que perseverará até o fim. Por que verdadeira igreja? Porque sabemos pelas escrituras que no final dos tempos a igreja estará corrompida pelo “sistema babilônico” que ai está.
Na visão Daniel pergunta provavelmente a um dos anciões que ali estavam assim como João fez (apoc 5:1-5), sobre o significado do quarto animal (quarto reino):
“Eu Daniel fiquei agitado em meu espírito, e as visões que passaram pela minha mente me aterrorizaram. Então me aproximei de um dos que ali estavam e lhe perguntei o significado de tudo o que eu tinha visto.” (Dn 7: 15)
“Ele me deu a seguinte explicação: O quarto animal é um quarto reino que aparecerá na terra. Será diferente de todos os outros reinos e devorará a terra inteira, despedaçando-a e pisoteando-a. Os dez chifres são dez reis que sairão desse reino.”
Três desses reinos foram reinos que já passaram e como principal característica que tinham, é que foram reinos que governaram a terra inteira praticamente. Como por exemplo, os reinos babilônicos, persas, romano, que tinha domínios em vários países. O quarto reino era diferenciado, sua principal característica era a violência e também seria um reino cujo domínio se estende a vários países. Quando os apóstolos originais morreram e os apóstolos fundamentalistas, que fundamentaram a igreja, como Paulo, Silas, Barnabé e outros também se foram, a igreja ficou entregue a lideranças pagãs, é o caso do que aconteceu ao imperador Constantino, que contaminou a igreja com doutrinas babilônicas, onde também nasceu a igreja “apostólica romana”, que no período mais negro da história provocou um tremendo genocídio com as cruzadas e a inquisição.
“Ele me deu a seguinte explicação: O quarto animal é um quarto reino que aparecerá na terra. Será diferente de todos os outros reinos e devorará a terra inteira, despedaçando-a e pisoteando-a.” (Dn 7: 23)
O governo apostólico romano promoveu atrocidades em nome do “Reino de Deus”, porém muito distante de estar “dentro do reino de Cristo”.  Governo esse que dura até hoje. A partir do momento em que foi oficializado que as terras do vaticano seria um estado independente, os papas se tornaram “reis” e sacerdotes desse reino, se tornando papas-reis. Por isso ainda hoje há uma linha escatológica que aponta o anticristo vindo do meio desse governo apostólico romano. (abordaremos esse assunto em outra oportunidade)

4. A PERSEGUIÇÃO

Para aqueles que acham que a “igreja” não passará pela perseguição e será arrebatada antes disso, os fatos narrados por Daniel e João aponta o contrário. Jesus disse que pela palavra de duas ou três testemunhas toda causa seria resolvida eu lhes apresento as minhas duas testemunhas na palavra:
- Em Daniel 7: 25, ele menciona sobre o anticristo:
“Ele falará contra o altíssimo, oprimirá os seus santos (a verdadeira igreja) e tentará mudar os tempos e as leis. Os santos serão entregues a ele por um tempo, tempos e metade de um tempo (três anos e meio).”
Já há muito tempo a igreja apostólica romana faz isso, determinando a data do nascimento de Cristo e instituindo o seu calendário de dia e anos para todo mundo. Os povos judeus e mulçumanos, por exemplo, não se baseia no calendário cristão romano. E leis estão sendo criadas para perseguir os santos nesses últimos tempos.
- Em Daniel 8, também fala do anticristo, leia todo o contexto, mas principalmente repare no verso 23 em diante:
“No final do reinado deles, quando a rebelião dos ímpios tiver chegado ao máximo (iniqüidade, pecados, falta de amor), surgirá um rei de duro semblante, mestre em astúcias. Ele se tornará muito forte, mas não pelo seu próprio poder (Apoc.13: 2 – A besta que vi era semelhante a um leopardo, mas tinha és como de urso e boca como a do leão. O dragão deu a besta o seu poder, o seu trono e grande autoridade). Provocará devastações terríveis e será bem sucedido em tudo o que fizer. Destruirá homens poderosos e o povo santo (o povo santo aqui é a igreja, não os judeus, pois sabemos que o povo separado para Deus é formado por aqueles que foram lavados pelo sangue do cordeiro da nova aliança e isso inclui os judeus messiânicos que confessam yeshua como único salvador). Com intuito de prosperar, ele enganará a muitos e se considerará superior aos outros. Destruirá muitos que nele confiam e se insurgirá contra o Príncipe dos príncipes (Jesus). Apesar disso ele será destruído, mas não pelo poder dos homens (veja isso também em Apoc. 19:19-21).”
João fala em apocalipse o seguinte:
“À besta foi dada uma boca para falar palavras arrogantes e blasfemas e foi lhe dada autoridade para agir durante quarenta e dois meses (três anos e meio, ou seja, um tempo, tempos e metade de um tempo como dito no livro de Daniel). Ela abriu a sua boca para blasfemar contra Deus e amaldiçoar o seu nome e o seu tabernáculo (cada cristão que tem o Espírito) os que habitam nos céus. Foi lhe dado poder para guerrear contra os santos e vencê-los”. (Apoc. 13: 5-8)

5. AS SETENTAS SEMANAS DE DANIEL (Dn 9:20-27)

Em outra visão a Daniel foi entregue o tempo de quando tudo isso deveria acontecer. A forma dos tempos aqui está trocada, as semanas aqui não estão em termo literal como nós conhecemos, e nem foram consecutivas e interruptas, são semanas compostas por anos e também semanas com significado profético.
(Daniel 9:24)
 “Setentas semanas foram decretadas para o seu povo (judeus) e sua santa cidade a fim de acabar com a transgressão, dar fim ao pecado, expiar a culpas e trazer justiça eterna, cumprir a visão e a profecia e ungir o santíssimo”. (algo que só pode ser cumprido no governo de mil anos de Cristo na terra após a tribulação Apoc. 19: 11-21 / 20: 1-6).
Da reconstrução de Jerusalém após o cativeiro babilônico até a morte do Cristo na cruz, foram sete semanas (de anos) + sessenta e duas semanas = 69 semanas, algo em torno de 500 a 600 anos de um evento a outro. Então está faltando “uma semana” para finalizar essa contagem regressiva do fim dos tempos. Essa última semana se dará no governo do anticristo, veja:
“O fim virá como uma inundação: guerras continuarão até o fim e desolações foram decretadas (a grande tribulação). Com muitos ele fará uma aliança que durará uma semana (a semana que falta acontecer).” (Dn 9: 26)
Segundo estudiosos “essa semana” durará sete anos, no meio dela ele quebrará a aliança, dará fim ao sacrifício diário a oferta e numa ala do templo colocará uma abominação, um sacrilégio terrível. No meio da semana significa então três anos e meio, tempo determinado para ele governar e oprimir e perseguir os cristãos.

6. OS REIS DO SUL E OS REIS DO NORTE (Dn 11)
Uma revelação dada a Daniel muito complexa, mas que também fala do anticristo. O ponto chave aqui está nos versículos 28 em diante, onde mostra a besta como o rei do norte.
“O rei do norte voltará para sua terra com grande riqueza. Mas o seu coração estará voltado contra a santa aliança. Ele empreenderá ação contra ela e depois voltará para sua terra.
A santa aliança aqui só pode ser uma, é a nova aliança mencionada por Jesus na última ceia, a aliança que estará ainda em vigor quando isso tudo acontecer. Veja mais:
“No tempo determinado ele invadirá de novo o sul, mas desta vez o resultado será diferente do anterior. Navios das regiões da costa ocidental se oporão a ele, e ele perderá o ânimo. Então despejará sua fúria contra a santa aliança (o corpo de Cristo) e voltando, tratará com bondade (aparente) aqueles que abandonarem a santa aliança (abandonarem a fé, negarem ao Senhor).” (Dn 11:29)
Suas forças armadas se levantarão para profanar a fortaleza e o templo, acabarão com o sacrifício diário e colocarão no templo o sacrilégio terrível. Com lisonjas corromperá aqueles que tiverem violado a aliança, mas o povo que conhece o seu Deus resistirá com firmeza.”
(Dn 11:31)
Muitos que se dizem cristãos vão romper a santa aliança, a nova aliança que tem com Cristo, mas ainda sim existirá um povo que resistirá até o fim. Diz mais: aqueles que são sábios (os salvos) instruirão a muitos, mas por certo período, cairão a espada e serão queimados, capturados e saqueados. Quando caírem receberão uma pequena ajuda... Alguns dos sábios tropeçaram para que sejam refinados, purificados e alvejados (Cristão que não estão vivendo de acordo com a vontade de Deus) até a época do fim... (Dn 11: 33)
Para que se cumpra essa profecia é necessário que o templo do Senhor em Jerusalém seja reconstruído.

7. O RESGATE DA IGREJA

“Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.”
1 Tessalonicenses 4:16-17
“Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno. Aqueles que são sábios (os santos) reluzirão como o brilho do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre.”
Dn 12: 1-3
Há uma ordem cronológica para todos os acontecimentos descritos na bíblia em relação ao fim dos tempos e arrebatamento. Veja o que Paulo diz sobre isso:
“Irmãos, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos a vocês que não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente, quer por profecia, quer por palavra, quer por carta supostamente vinda de nós, como se o dia do Senhor já tivesse chegado. Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição.”
2 Tessalonicenses 2:1-3

O arrebatamento só acontecerá depois de dois eventos descrito por Paulo, que são a apostasia e a revelação do anticristo. Paulo é bem claro quando diz que “antes daquele dia”, o dia do arrebatamento, viria a apostasia e a revelação do iníquo e esses eventos serão presenciados pela a igreja ainda na terra, porque são os dois mais importantes sinais de que está para acontecer.
Apostasia significa apostatar-se da fé, afastar-se da fé, deixar de crer, distanciar-se do caminho, perder o foco. Só perde a fé e o foco, aqueles que um dia creram ou crêem no evangelho.  Como o ímpio não crê no evangelho, e em Jesus, ele não pode se apostatar de nada, então essa apostasia está relacionada a “igreja”,  e hoje nós vemos isso já acontecer em muitas igrejas e ministérios. Cumprimento da profecia.
Há muito tempo existe o desejo ardente da humanidade e principalmente dos cristãos de conhecer a identidade do anticristo, Paulo diz que ele será finalmente, depois de tantos supostos anticristos, revelado ao mundo e a igreja.
No livro de Daniel há passagens que fala sobre o poder que o anticristo vai ter sobre os santos e o escape que o senhor vai dar a igreja, vamos ver esses textos:
- Em Daniel 7: 25
“Ele falará contra o altíssimo, oprimirá os seus santos (o corpo de cristo) e tentará mudar os tempos e as leis. Os santos serão entregues a ele por um tempo, tempos e metade de um tempo (três anos e meio).”
“E também quis saber sobre os dez chifres da sua cabeça e sobre o outro chifre que surgiu para ocupar o lugar dos três chifres que caíram, o chifre que era maior do que os demais e que tinha olhos e uma boca que falava com arrogância. Enquanto eu observava, esse chifre (anticristo) guerreava contra os santos e os derrotava, até que o ancião veio e pronunciou a sentença a favor dos santos do Altíssimo, e chegou a hora de eles tomarem posse do reino.”
Daniel 7:20-22
Os governantes das nações darão ao anticristo poder para governar todo o planeta, esse ato de entregar a autoridade das nações a um único governante mundial é algo que já está sendo arquitetado há anos pelas autoridades governamentais e sociedades secretas, pelo mundo a fora, através da globalização, sistema único monetário, moeda única, implantação de chips, fim dos regimes ditatoriais etc. Ele fará uma aliança com muitos, tal tratado tem a duração de sete anos, o mesmo descrito no livro de Daniel como “com muitos fará uma aliança que durará uma semana” no meio da semana, ou seja, três anos e meio, o mesmo que diz no livro de Daniel como “tempo, tempos e metade de um tempo”, ele dará fim ao sacrifício diário e colocará no templo algo que é abominável. Não se sabe o que é, mas é necessário que o terceiro templo dos judeus esteja reconstruído no seu lugar. Durante esse período de três anos e meio ate que ele coloque a abominação lá ele terá poder contra os santos de toda a terra. Serão três anos que a igreja passará pelo maior aperto de sua história, a fim de separa o “joio do trigo”.
Toda ação, gera uma reação! Quando o anticristo terminar com os sacrifícios diários e colocar a abominação em uma ala do templo, o Pai que está nos céus irá reagir, enviando a “GRANDE TRIBULAÇÃO”, onde o Pai vai abalar não somente os céus mais toda a terra. No início da grande tribulação, no momento mais difícil da igreja, mas desesperador, o Senhor virá nos céus invisivelmente ao mundo e tomará pra si a sua igreja, para que ela não passe pelas calamidades terríveis decretadas para ser a grande tribulação. Veja os textos que confirmam isso:
“Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas.”
Apocalipse 7: 9
“Então um dos anciãos me perguntou: "Quem são estes que estão vestidos de branco, e de onde vieram? “Respondi: "Senhor, tu o sabes". E ele disse: "Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.”
Apocalipse 7: 13-14
“E também quis saber sobre os dez chifres da sua cabeça e sobre o outro chifre que surgiu para ocupar o lugar dos três chifres que caíram, o chifre que era maior do que os demais e que tinha olhos e uma boca que falava com arrogância. Enquanto eu observava, esse chifre guerreava contra os santos e os derrotava, até que o ancião veio e pronunciou a sentença a favor dos santos do Altíssimo, e chegou a hora de eles tomarem posse do reino. (depois desse período de perseguição o Pai determina que é ora de herdar o reino, é hora de partir)
Daniel 7:20-22
Essa passagem é bem clara, Estes são os que vieram da grande tribulação”, ou seja, eles foram tirados de lá após ter começado, a palavra não fala que eles seriam arrebatados antes do surgimento do anticristo e da perseguição, mas que eles vieram de um evento já começado.
“E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve (A grande tribulação), desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.”
Daniel 12:1-3
Neste texto fala que haverá um tempo de angustia como nunca houve, mas naquele tempo, ou seja, no mesmo tempo da tal angustia, o povo seria liberto.
“Aqueles que são sábios (cristos salvos) reluzirão como o brilho do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre.” (Nosso corpo será transformado e seremos como Ele é) Dn 12-3

"Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa. Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos.
Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim. "Assim, quando vocês virem ‘o sacrilégio terrível’, do qual falou o profeta Daniel, no lugar santo — quem lê, entenda — então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes. Quem estiver no telhado de sua casa não desça para tirar dela coisa alguma. Quem estiver no campo não volte para pegar seu manto.
Como serão terríveis aqueles dias para as grávidas e para as que estiverem amamentando!
Orem para que a fuga de vocês não aconteça no inverno nem no sábado.
Porque haverá então grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. “
Mateus 24:9-21
Neste texto de Mateus 24, Jesus relata com extrema exatidão as ordens dos acontecimentos.

8. A GRANDE TRIBULAÇÃO

A grande tribulação será algo terrível que terá um inicio pré-determinado e um fim. Após o anticristo colocar a abominação terrível, depois de três anos e meio de governo e perseguição, se dará o início da grande tribulação. Catástrofes terríveis foram decretadas para o planeta terra e que durariam o restante da semana profética de Daniel, ou seja, os outros três anos e meio. Veja os textos:
“Porque haverá então grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria; mas, por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados.”
Mateus 24:21-22
“E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve (A grande tribulação), desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.
Daniel 12:1
Tão terríveis desolações foram decretadas que se os dias de duração da grande tribulação não fossem abreviados, toda raça humana seria extinta, leia todo o capítulo 16 de apocalipse e você verá as desolações.

“Houve, então, relâmpagos, vozes, trovões e um forte terremoto. Nunca havia ocorrido um terremoto tão forte como esse desde que o homem existe sobre a terra.
A grande cidade foi fracionada em três partes, e as cidades das nações se desmoronaram. Deus lembrou-se da grande Babilônia e lhe deu o cálice do vinho do furor da sua ira.
Todas as ilhas fugiram, e as montanhas desapareceram. (com um terremoto tão grande o eixo da terra vai girar e muitos países serão encoberto pelo mar devido a maremotos semelhante ao que foi visto no filme 2012)
Caíram sobre os homens, vindas do céu, enormes pedras de granizo, de cerca de trinta e cinco quilos cada; eles blasfemaram contra Deus por causa do granizo, pois a praga fora terrível.”
Apocalipse 16:18-21

"Imediatamente após a tribulação daqueles dias ‘o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu, e os poderes celestes serão abalados’.
“ Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória.
Mateus 24: 29-30
Esse texto fala que imediatamente após o fim da grande tribulação o Senhor descerá para governar a terra, destruindo o anticristo e prendendo satanás por mil anos, tempo do seu governo na terra com a igreja que havia sido arrebatada.

9.CONCLUSÃO

Esse estudo foi feito para mostrar os fatos, as profecias e para preparar a igreja a para esses três anos e meio de perseguição, onde não poderemos comprar ou vender sem a marca da besta, onde dependeremos totalmente do Pai e da fé nas suas promessas e não mais na força do nosso braço, onde dependeremos do poder que há nas feridas de Jesus e no seu sangue, para nos sararmos de todas as enfermidades, pois não poderemos comprar remédios, onde dependeremos do Espírito Santo e da força do seu poder. Também será o período onde a igreja será refina da no fogo, santificada para Deus. Nem todos vão morrer, Jesus disse que deveríamos orar para que o Senhor nos livrasse de todas essas coisas e estar de pé diante do cordeiro. Não queira ficar para trás, aquele que quiser conservar a sua vida nessa terra e tudo o que conquistou a perderá, e aquele que negar-se a si mesmo e entregar a sua vida a achará.

"A partir do momento em que for abolido o sacrifício diário e for colocado o sacrilégio terrível, haverá mil e duzentos e noventa dias (se você somar isso dá aproximadamente 3 anos e meio da tribulação). Feliz aquele que esperar e alcançar o fim dos mil trezentos e trinta e cinco dias. (feliz o que sobreviver as pragas da grande tribulação, aquele que não subir no arrebatamento)
Dn 12: 11-12

Obs. Os textos entre parênteses são ou referências ou comentários do autor desse estudo.
Textos originais extraídos da bíblia na nova versão internacional (NVI).
Profeta Leonardo Gomes, Ministério Sozo.